sábado, 21 de dezembro de 2013

8º Encontro Nacional da Indústria ENAI 2013

   Este encontro é de extrema importância no cenário nacional no que se refere a indústria. Já na abertura, a presidenta Dilma Rousseff apresentou os projetos para 2014 para a melhoria da competitividade da indústria nacional. Anunciou um grande investimento na infra-estrutura com o aumento da malha de estradas, investimento pesado em estradas de ferro, linhas importantes serão executadas ligando a rede produtiva às capitais e portos. Outro tema será a modernização dos portos, tempos enormes de espera aumentam excessivamente os custos. Outra prioridade que foi ressaltada é a reforma tributária, prometeu uma reforma para diminuir a sobreposição de tributos. 
   Nos debates, foram discutidos temas como Desburocratização do país.Os processos são muito lentos, tornando altos os custos dos produtos, exemplo claro, a lentidão na liberação nos portos tanto para produtos destinados a exportação quanto a produtos importados , acabam tornando estes produtos muito caros , fazendo com que o país não fique competitivo e também não atraente para investimentos. Uma das soluções seria a fiscalização conjunta de todos os órgãos em um mesmo lugar e ao mesmo tempo. 
   Outra pauta muito discutida foi a internacionalização das empresas nacionais, não somente com o intuito em exportação, mas para preparar as empresas para a concorrência cada vez maior com os produtos importados.
    Educação e inovação : mais um tema abordado foi a Educação desde a escola básica , qualidade muito baixa nos primeiros anos de estudo, tornando o aluno fraco para o ensino superior e principalmente no ensino técnico. 
    Jorge Gerdau falou sobre a competitividade que deve ser iniciado fora do processo das empresas , ou seja, o governo deve fazer sua parte antes de cobrar das empresas, com excesso de carga tributária que esta escondido da população , que tornam os produtos caros no mercado nacional e internacional.
   Mais um assunto muito importante e amplamente discutido foi a insegurança jurídica nas cláusulas trabalhistas, muitas vezes isso custa a própria existência da empresa.
Todas as propostas foram incluídas para serem discutidas junto ao governo federal no ano de 2014 e avaliar no próximo encontro do ENAI. 

Silvio Colombo 
Diretor do SIVERGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário