quinta-feira, 9 de maio de 2013

Conheça o curso de COSTURA INDUSTRIAL


A competitividade das indústrias de confecção depende da competência das costureiras industriais, por isso é fundamental ter profissionais altamente qualificadas. Apesar desse conhecimento de causa a escassez deste perfil é uma realidade há algum tempo, mas que hoje já alcançou uma proporção de tal forma que recrutar estas pessoas seria como acertar na mega sena. A iniciativa do SIVERGS do SENAI em investir no curso de qualificação para costureira industrial vai ao encontro não apenas desta necessidade, mas também busca novamente o fortalecimento deste setor que é um dos que mais proporciona empregos neste país.
O curso tem como objetivo principal fornecer profissionais qualificadas e aptas às indústrias através de um novo modelo de aprendizado com foco no desenvolvimento de fundamentos da costura, execução repetida de processos e confecção organizada em células.
A primeira parte do curso é desenvolvida em 80 horas tem como foco a familiarização da aluna com as máquinas e desenvolver os fundamentos como acelerar, frear, movimentos das mãos, postura. O primeiro contato com a máquina será através da costura com papel (16 horas) visando adaptação do aluno à máquina reta. A seguir serão praticados durante 64 horas exercícios específicos (fechar, pespontos, bainhas) com pedaços de 10cm x 50cm em tecidos de malha e plano em gramaturas diferentes com a utilização de calcadores e aparelhos especializados.
Na segunda parte (208 horas) elas irão executar processos independentes de forma repetida, sem a necessidade de fazer uma peça, acompanhadas com vídeos de demonstrações. Elas farão aproximadamente 20 repetições de processos como aplicação de bolso, gola, carcela e punho, aplicação de zíper invisível, aplicação de zíper bragueta e bolso faca, fechar ombro, lateral e manga, aplicação de ribana, bainha manga e barra.
Na terceira parte (96 horas) as alunas serão organizadas em células de forma que a produção seja balanceada. As peças selecionadas nessa etapa terão o desenvolvimento da sequência produtiva, ficha técnica, dependência dos processos e definição de responsabilidade de cada aluna com os processos.
Na quarta parte do curso as alunas terão a oportunidade de trabalhar em fábricas durante nove dias com o intuito de viver o dia-dia profissional.
O Sivergs está investindo para que haja não apenas maior oferta de costureiras industriais, mas que também sejam altamente qualificadas. Este benefício é parte deste novo projeto de Sindicato com a intenção de atender as necessidades, unir e fortalecer as indústrias de confecção do Rio Grande do Sul.
Entre no site e veja os endereços das escolas www.sivergs.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário